Sobre a Associação

Relator – Sílvia Dias Resende
Vogal – Olívia Maria Vitoriano

Como surgiu?

O aparecimento da Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar (ADCO) foi uma consequência lógica da óbvia falta de informação sobre a Diabetes Mellitus e a falta de aceitação da mesma, detectado através do trabalho desenvolvido no Centro de Saúde de Ovar, pela Enf.ª Ana Rego.

Assim, para haver mais motivação para a população diabética e, para dar mais ênfase ao trabalho desenvolvido no Centro de Saúde de Ovar, foi organizado um passeio no dia 20 de Outubro de 1992 à primeira e mais antiga associação de diabéticos – a APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

Essa visita deu o impulso para a criação do Núcleo da Associação de Diabéticos de Aveiro que, posteriormente,  após uma fase de crescimento e maturação e, depois da assinatura dos estatutos, deu origem, em 1994, à IPSS sem fins lucrativos que hoje conhecemos como ADCO.

Objectivos/Missão

• Prestação de cuidados à população diabética do Concelho de Ovar e Concelhos limítrofes;

• Ajudar o diabético, os familiares e a comunidade, a serem responsáveis por práticas de promoção de saúde e a adquirirem conhecimentos e competências específicas;

• Integrar socialmente na comunidade o Diabético defendendo os seus direitos;

• Ensinar e informar o Diabético, de forma a adquirir determinados comportamentos na gestão da sua doença;

• Dar protecção ao Diabético com carências económicas;

• Apoiar e encaminhar todo o campo assistencial;

• Fornecimento e informação de todo o material de auto‐controlo e outros pertinentes à problemática da diabetes;

• Acompanhamento personalizado de jovens diabéticos através do Núcleo de Jovens Diabéticos de Ovar.

Estatutos

Pode consultar ou realizar download dos estatutos da ADCO clicando aqui: