Outros tipos

Existe uma pequena percentagem de casos de Diabetes que não se enquadram em nenhuma das categorias anteriores, e que podem ser provocados por:

- Defeitos genéticos da função das células ß:  É exemplo a Diabetes tipo MODY (Maturity-Onset Diabetes of the Young) que afecta adultos jovens mas também adolescentes e crianças e apresenta características de diabetes tipo 2.

- Defeitos genéticos na acção da insulina: As alterações associadas às mutações no receptor da insulina podem variar entre uma hiperinsulinemia (excesso de insulina) e uma hiperglicemia ligeira até à diabetes sintomática.

- Doenças do Pâncreas: Qualquer processo que se dissemine provocando danos no pâncreas pode conduzir à diabetes. São exemplo disso a pancreatite, traumatismos, infecções, carcinoma do pâncreas e pancreatectomia.

- Endocrinopatias: Existem várias hormonas (hormona do crescimento, cortisol, glucagon, adrenalina,...) que antagonizam a acção da insulina. As doenças associadas à secreção excessiva destas hormonas podem provocar diabetes ( por exemplo, Síndrome de Cushing e Feocromocitoma). Estas formas de hiperglicemia, em geral, desaparecem com remoção da causa dessa hipersecreção hormonal.

- Diabetes induzida por químicos ou fármacos: Muitos fármacos, entre os quais, os glucocorticoides, têm capacidade de diminuir secreção de insulina. Estes, por si só, podem não causar diabetes mas, podem precipitar a doença em pessoas com insulinorresistência.

- Infecções: Alguns vírus têm sido associados à destruição de células ß. A diabetes ocorre  em algumas pessoas com rubéola congénita. Para além disso, o adenovírus, o citomegalovírus e outros vírus têm sido implicados na indução da doença.

- Formas específicas pouco comuns de diabetes mellitus imunomediada: Caso da Diabetes Tipo LADA (Latent Autoimmune Diabetes in Adults) que  resulta da destruição, através de um mecanismo auto-imune, das células pancreáticas ß, e que é ocasionalmente

confundido com a diabetes tipo 2.

- Outros síndromas genéticos por vezes associados com diabetes: Em muitos síndromes genéticos, a incidência de diabetes mellitus está aumentada. São exemplo, os síndromes de Down e Turner.

Fonte: Sociedade Portuguesa de Diabetes