Diabetes Tipo 1

A Diabetes Tipo 1 ou Diabetes Insulino-Dependente surge quando ocorre destruição maciça das células ß do pâncreas, que são as células responsáveis pela produção de insulina. As causas para este acontecimento não são, ainda, plenamente conhecidas, no entanto, sabe-se que é uma reacção auto-imune, ou seja, que é o próprio sistema de defesa do nosso organismo, o sistema imunitário, que ataca e destrói as suas células ß

 

Esta forma de diabetes atinge sobretudo crianças e jovens adultos, porém pode afetar pessoas de qualquer idade. O tratamento para este tipo de Diabetes são injecções de insulina, sem as quais estas pessoas não conseguem sobreviver.

A Diabetes Tipo 1 surge, habitualmente, de forma agressiva e súbita.

 

"A diabetes tipo 1 é menos frequente do que a Diabetes tipo 2 (menos de 10% dos casos de Diabetes), mas a sua incidência está a aumentar, e embora os motivos não sejam completamente conhecidos, é provável que se relacionem, sobretudo, com alterações nos fatores de risco ambiental. Os fatores de risco ambientais, o aumento da altura e de peso, o aumento da idade materna no parto e, possivelmente, alguns aspetos da alimentação, bem como a exposição a certas infeções virais, podem desencadear fenómenos de auto-imunidade ou acelerar uma destruição das células beta já em progressão."

Fonte: Sociedade Portuguesa de Diabetes